quarta-feira, 16 de janeiro de 2013



FUTEBOL / CSA: UMA PAIXÃO INCOMPREENDIDA.



Hoje acordei mais ansioso, com aquela vontade de acelerar as horas para chegar ao momento certo, a hora em que meu time entra em campo.

Este sentimento é algo que apenas aqueles apaixonados pelo futebol e por um time especificamente, podem entender, uma sensação inexplicável e incompreendida por aqueles que não compartilham da mesma emoção.

Apenas o esporte e principalmente o futebol ativa emoções que dificilmente vivenciamos em outros âmbitos da vida e que a lógica não explica, não é um sentimento que faça muito sentido se observado friamente, mas como toda paixão é algo arrebatador que nos leva a extremos emocionais.

Ver o CSA jogando é como se eu também estivesse em campo, como se aquela luta fosse minha, como se a vitória fosse minha e nos momentos de derrota a frustração é proporcional à paixão sentida por aquelas cores, pelo Azul e Branco vestido pelos jogadores e espalhado pela arquibancada colorida por outros apaixonados.

Alguns me indagam: Como uma pessoa gosta tanto disso? Porque perder tempo com um jogo de 22 homens correndo atrás de uma bola? Qual o sentido disso? Por que torcer por um time que não esta na primeira divisão? Por que não ficar em casa vendo TV e torcendo por times de grandeza nacional?

Respondo a cada pergunta com a mais pura convicção: Os momentos que vivi e vivo em uma arquibancada, sentindo a energia da multidão o grito de alegria e o silencio da frustração, a raiva e o amor se manifestando de um segundo para o outro o desabafo de gritar GOLLLLLLL... Tudo isso me fez gostar tanto disso, algo que realmente não faz sentido para quem não é um apaixonado, um torcedor.

O fato de torcer pelo CSA e apenas para o CSA me proporciona algo que apenas os legítimos torcedores podem sentir, que é a possibilidade de ver seu time em campo, presencialmente no estádio, a possibilidade de viajar para outras cidades, outros estados e até outros países e levar a bandeira de Alagoas e do CSA, é se sentir representado em campo é ter a certeza de que você faz parte daquilo, algo que nunca sentiria torcendo por clubes a milhares de quilômetros de distância de mim e que representam outro povo, algo que já fiz e que hoje acho patético.

O futebol é o esporte mais popular do planeta e o maior produto brasileiro, no futebol estamos sempre entre os melhores e podemos nos orgulhar de ser brasileiros quando a Seleção ganha uma Copa do Mundo, da mesma forma que me sinto mais Alagoano ao ver o CSA sendo campeão e vencendo jogos em outras terras.

Hoje meu dia vai ter mais emoção, afinal de contas, hoje tem jogo do CSA.


Gustavo Dacal
16/01/13





Um comentário: